Pelle/camisetas_personalizadas
por ©Eduardo Souzacampus
A T-shirt é resultado de uma tecnologia revolucionária de malha de algodão desenvolvida durante a Primeira Grande Guerra pelos ingleses, adotadas pelos soldados americanos como ítem básico undershirt e trazida para o primeiro plano por Hollywood.
Marlon Brando com sua T-shirt rasgada choca-se com o moralismo americano dos anos 50 em “A Streetcar Named Desire” e James Dean se torna ícone de uma geração com “Rebel Without A Cause”.
Em 60, a indústria desenvolve uma grande variedade de cortes e malhas e a básica camiseta de algodão conquista com seus silk-screens, custo baixo e estilo um enorme sucesso comercial tornando-se ítem prestigiado de moda e funcionalidade.
Nos anos 70 as bandas de rock e os esportes profissionais vêem na T-shirt licenciada uma mercadoria quente. Os punks, as rasgam, cortam e as alfinetam. Nos 80 e 90, tecnologias de impressão aumentam o volume de produção e disponibilidade.
No Brasil, a campanha “Câncer de Mama no Alvo da Moda” conquistou o país com milhões de camisetas vendidas para a causa internacional, tornando-se referência de marketing com a pioneira a iniciativa do Instituto Brasileiro do Controle do Câncer de licenciar a campanha, cujo símbolo foi originalmente criado por Ralph Lauren.
No novo milênio, as T-shirts conquistam o Cyber-espaço, produzidas por milhares de pequenos e médios produtores, oferecidas ao mundo como opção ao fordiano sistema industrial. Suas estampas simbolizam nosso tempo. Imprimir camisetas é uma manifestação artístico-filosófica que reflete o clima cultural e social do mundo contemporâneo.
Pelle sugere um conceito de valorização da autenticidade, trabalhando a T-shirt como uma interface de comunicação através de um trabalho de criação e customização que torna cada peça única e exclusiva para a pessoa que a usa.
T-shirts: pelle/camisetas_customizadas©Eduardo Souzacampus, Liliane Ferrari e Tati Bo.
Design de interfaces de camisetas. Arte para o dia-a-dia.